O uso de metodologias ativas no ensino superior: um relato de experiência com o círculo interativo
Résumé
O presente estudo discute sobre a importância da utilização de metodologias ativas no ensino superior para formação inicial de pedagogos (as). Sabe-se que o método tradicional de ensino, centrado no professor, que ainda está presente nos dias atuais no processo de ensino e aprendizagem, não é o mais adequado para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes. O aprendizado ativo promove uma educação de qualidade, de forma colaborativa e motivadora. Com essa perspectiva inovadora, o objetivo deste estudo foi de identificar aspectos sobre a importância da utilização das metodologias ativas na formação inicial de pedagogos(as). As instituições de ensino superior, em conjunto com o corpo docente, têm papel muito importante na formação do profissional que responde às expectativas e necessidades do atual mercado de trabalho, para tanto, se fazem necessárias adequações no processo de ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão de literatura sobre o conceito de metodologias ativas nos últimos sete anos e a apresentação de um relato de experiência com o círculo interativo como proposta de metodologia ativa no ensino superior. Com o levantamento bibliográfico realizado foi possível compreender que as práticas que envolvem metodologias ativas contribuem de forma significativa para o processo de formação dos futuros(as) pedagogos(as).
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista Transições, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.