Uso terapêutico do óleo de canabidiol, análise das aplicações clínicas e efeito terapêuticos

  • Isadora Mineli
  • Lindamar Maria de Souza
  • Patrícia Orlandini Gonçalez Pedretti
  • Gustavo Garkalns de Souza Oliveira
  • Paula Fereira da Costa
  • Antonio Fernando Bariani Junior Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Canabidiol, Endocanabinoide, Dor, Ansiedade, Cães

Resumo

Introdução e objetivos: A Cannabis sativa é reconhecida na United State Pharmacopeia. A demanda medicamentosa por compostos oriundos desta planta aumentou 700% desde 2015, segundo a Anvisa. Na medicina veterinária, observou-se aumento da utilização terapêutica da Cannabis sativa, no tratamento de diversas afecções, sendo utilizado principalmente para o tratamento de epilepsia, dor crônica, distúrbios comportamentais A presente revisão tem como objetivo descrever estudos e utilizações do componente canabidiol no tratamento de afecções em cães. Resultado: A Cannabis sativa possui substâncias que apresentam propriedades terapêuticas sendo mais de 100 compostos orgânicos dos canabinóides. Dentre os compostos canabinoides os mais conhecidos são o THC e o canabidiol. O canabidiol (CBD) é um composto terapêutico da Cannabis sativa, utilizado no tratamento para alivio de dor, redução da inflamação, combate a ansiedade, melhora do sono e auxilia em convulsões sem causar efeitos psicoativos. O sistema endocanabinoide (SEC), descoberto nos anos 90, é influenciado pelo CBD devido a receptores endógenos presentes nas membranas celulares de vários tecidos, como cérebro, tecido conjuntivo, glândulas e sistema imunológico.

Conclusão: O uso do CDB na medicina veterinária ainda é pouco discutido devido o pouco número de estudos em animais e consequentemente o completo entendimento de todo mecanismo de ação.

Publicado
2025-07-31
Como Citar
MINELI, I.; SOUZA, L. M. DE; PEDRETTI, P. O. G.; OLIVEIRA, G. G. DE S.; COSTA, P. F. DA; BARIANI JUNIOR, A. F. Uso terapêutico do óleo de canabidiol, análise das aplicações clínicas e efeito terapêuticos. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 6, n. 1, p. 119-135, 31 jul. 2025.