Barreiras, dificuldades, e obstáculos na formação em serviço dos residentes pertencentes aos Programas de Residências Multiprofissional em Saúde no Brasil
Resumo
Introdução: Os Programas de Residência Multiprofissional, fomentados pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são tidos como padrões de excelência na pós-graduação em saúde no país. Entretanto, tendo em vista a fragilidade do cenário das políticas públicas do Brasil voltadas para a educação e para a saúde, tais programas tem passado por um esvaziamento da proposta de formação. Objetivos: Averiguar quais barreiras/dificuldades/obstáculos são observados no universo do ensino aos residentes dos Programas de Residências Multiprofissional em Saúde no Brasil, realizando um panorama dos trabalhos publicados nesta área. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho exploratório e descritivo, a partir da busca por artigos publicados no período de jan/2005 à set/2023 em periódicos científicos indexados nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos CAPES/MEC, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO) - BR. Resultados: A amostra final foi composta por 07 artigos selecionados na etapa de inclusão. Nos mesmos, foram encontradas barreiras, dificuldades e obstáculos relacionados tanto aos aspectos da formação em saúde (ensino) quanto à gestão dos serviços (serviço), o que acaba gerando consequências nefastas à assistência/prestação de serviço (comunidade) Conclusão: É chegada a hora do engajamento em praxis embasadas nas prerrogativas legais e éticas da formação de trabalhadores em saúde no Brasil, de forma que possa ser entregue tanto aos alunos (que, no futuro, irão compor o quadro funcional de trabalhadores do SUS) quanto à comunidade um serviço (educacional e de assistência a saúde) de qualidade.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.