A avaliação formativa como estratégia do processo avaliativo utilizada pelo preceptor no programa de residência multiprofissional do hospital universitário do Piauí
Resumo
O artigo tem como objetivo descrever a experiência do processo avaliativo dos discentes em Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O estudo resultou de uma ação educacional planejada e executada, materializada em um plano de avaliação dos residentes, incluindo a perspectiva de avaliação formativa e utilizando os seguintes instrumentos: autoavaliação, avaliação 360 graus, avaliação por pares e a inclusão do feedback durante todo o processo avaliativo. A ação educacional foi desenvolvida com o grupo de educandos da Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos da categoria de Serviço Social e os preceptores Assistentes Sociais, totalizando quatro residentes e quatro preceptoras. O estudo demonstrou a importância da diversificação dos métodos avaliativos, tornando-o mais participativo, qualitativo, formativo e horizontal. Este estudo limitou-se a uma experiência implantada em um programa de residência específico, com o objetivo de aperfeiçoar o método avaliativo utilizado, mesmo considerando os desafios exigidos, como, no caso, envolver mais sujeitos no processo.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.