A avaliação formativa como estratégia do processo avaliativo utilizada pelo preceptor no programa de residência multiprofissional do hospital universitário do Piauí

  • Joana Darc Lima Silva HU-UFPI

Résumé

O artigo tem como objetivo descrever a experiência do processo avaliativo dos discentes em Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O estudo resultou de uma ação educacional planejada e executada, materializada em um plano de avaliação dos residentes, incluindo a perspectiva de avaliação formativa e utilizando os seguintes instrumentos: autoavaliação, avaliação 360 graus, avaliação por pares e a inclusão do feedback durante todo o processo avaliativo. A ação educacional foi desenvolvida com o grupo de educandos da Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos da categoria de Serviço Social e os preceptores Assistentes Sociais, totalizando quatro residentes e quatro preceptoras. O estudo demonstrou a importância da diversificação dos métodos avaliativos, tornando-o mais participativo, qualitativo, formativo e horizontal. Este estudo limitou-se a uma experiência implantada em um programa de residência específico, com o objetivo de aperfeiçoar o método avaliativo utilizado, mesmo considerando os desafios exigidos, como, no caso, envolver mais sujeitos no processo.

Publié-e
2024-07-04
Comment citer
SilvaJ. D. L. A avaliação formativa como estratégia do processo avaliativo utilizada pelo preceptor no programa de residência multiprofissional do hospital universitário do Piauí. Sciences de la santé et Éducation, v. 5, n. 1, p. 326-339, 4 juill. 2024.