Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental

  • Michele Dolmen Wiezel Centro Universitário Barão de Mauá
  • Talita Cristina Paixão Martins Centro Universitário Barão de Mauá
  • Talita Ribeiro Chula Chaves Centro Universitário Barão de Mauá
  • Heloisa Helena Robles Penha Hospital UNIMED Ribeirão Preto
  • Regilene Molina Zacareli Cyrillo Centro Universitário Barão de Mauá
  • Juliana Pereira Machado Centro Universitário Barão de Mauá https://orcid.org/0000-0003-2225-8355

Résumé

No cuidado crítico é essencial monitorizar parâmetros vitais com intervalos mínimos de tempo. A medida invasiva da pressão arterial é bastante empregada para pacientes hemodinamicamente instáveis, com drogas vasoativas ou em estado de choque, para os quais é indispensável e fator crítico no sucesso do tratamento. Pela cateterização de uma artéria, faz-se acompanhamento preciso e constante da PA, que propicia à equipe multidisciplinar prestar uma assistência mais complexa e assertiva. Realizou-se estudo quase-experimental, para avaliar o efeito de uma atividade educativa relacionada à medida direta da PA, sobre conhecimento da equipe de enfermagem nos setores críticos, contou com 37 participantes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de graduandos em enfermagem, cujo conhecimento foi medido por questionário antes e após a intervenção educativa, aplicados em aparelho celular por meio da digital Google Forms®.Os resultados revelaram que houve um aumento do conhecimento dos profissionais sobre a assistência hospitalar prestada ao paciente em uso de PAi, desde a finalidade, indicações clínicas, complicações, manutenção de permeabilidade, até os diagnósticos e intervenções de enfermagem que permeiam essa condição clínica. Este estudo alcançou os seus objetivos de analisar os impactos de uma intervenção educativa acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem e os resultados obtidos demonstraram que a intervenção educativa contribuiu com o maior conhecimento dos participantes, associada à utilização de meios da metodologia ativa e dispositivos tecnológicos que contribuíram para o alcance de conhecimento entre os profissionais.

Publié-e
2024-07-05
Comment citer
WiezelM. D.; MartinsT. C. P.; ChavesT. R. C.; PenhaH. H. R.; CyrilloR. M. Z.; MachadoJ. P. Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental. Sciences de la santé et Éducation, v. 5, n. 1, p. 60-80, 5 juill. 2024.