Avaliação do uso de benzodiazepínicos em um município do interior paulista

  • Roberta Panzarini Zancheta Centro Universitário Barão de Mauá
  • Rodrigo Rodarte Gulke Centro Universitário Barão de Mauá
  • Victória Leoni Pardi de Castro Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mariana Bucci Lopes Centro Universitário Barão de Mauá
  • Fábio Franchi Quagliato Centro Universitário Barão de Mauá
  • Lucimara Facio Nobre Zueff Centro Universitário Barão de Mauá

Résumé

Os benzodiazepínicos são medicamentos controlados fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são inibidores do sistema nervoso central e são indicados para tratamento de ansiedade, depressão, crise de pânico, entre outros transtornos. Essa classe de medicamentos é muito prescrita em todo o mundo apesar dos malefícios sabidamente conhecidos do seu uso em longo prazo. O uso crônico de benzodiazepínicos pode levar à tolerância e à dependência, por isso o consumo não deve ultrapassar um período de 6 semanas. O objetivo deste artigo foi analisar no munícipio de Viradouro, interior do estado de São Paulo, o consumo de Clonazepam e Diazepam por meio do cálculo da Dose Diária Definida (DDD), bem como traçar o perfil sociodemográfico dos usuários. Foram colhidas pelo sistema de informática da Farmácia Municipal a quantidade de usuários de Clonazepam e Diazepam, sexo, idade e a dose utilizada no ano de 2019. Encontrou-se uma DDD de 12,26 habitantes/dia para Diazepam de 3,40 habitantes/dia para Clonazepam. Dos usuários, 67% eram mulheres e 39% idosos. Foi observado uso crônico de benzodiazepínicos em 10% dos pacientes que utilizaram esses medicamentos em 2019. As DDD para Diazepam e Clonazepm encontradas em Viradouro preocupam, uma vez que os benzodiazepínicos causam dependência e efeitos adversos indesejados.

Publié-e
2021-12-15
Comment citer
ZANCHETA, R. P.; GULKE, R. R.; CASTRO, V. L. P. DE; LOPES, M. B.; QUAGLIATO, F. F.; ZUEFF, L. F. N. Avaliação do uso de benzodiazepínicos em um município do interior paulista. Sciences de la santé et Éducation, v. 2, n. 2, 15 déc. 2021.