Análise da complexidade de itens do ENADE conforme critérios da taxonomia de Bloom revisada: contribuições ao ensino de estética
Resumen
A avaliação do Ensino Superior no Brasil tem como um de seus indicadores o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que se estabelece como indicador regulador da renovação do reconhecimento dos cursos de Graduação e balizador da qualidade do ensino brasileiro. O objetivo deste trabalho foi analisar 54 questões objetivas de componente específico do ENADE edições 2016 e 2019 para o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética relacionando-as com a complexidade proposta pela Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Utilizou-se estudo descritivo exploratório com análise e classificação das questões na tabela bidimensional proposta pela TBR por meio das dimensões dos processos cognitivos e dimensões do conhecimento. A maioria das questões 44,5% (24) requisitaram do estudante o processo cognitivo entender seguida do lembrar 29,7% (16), aplicar 9,3% (5), analisar 11% (6) e avaliar 5,5% (3). Quanto à dimensão do conhecimento a maioria das questões avaliavam a dimensão do conhecimento efetivo 44,5% (24) seguida por conceitual 35,2% (19) e procedural 20,3% (11). Os resultados podem contribuir para a compreensão da classificação de objetivos educacionais e instrumentalizar a elaboração de planos de aprendizagem de alunos e avaliações com foco no perfil do egresso e nas competências e habilidades indicadas nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação tecnológica.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.