Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental
Resumo
No cuidado crítico é essencial monitorizar parâmetros vitais com intervalos mínimos de tempo. A medida invasiva da pressão arterial é bastante empregada para pacientes hemodinamicamente instáveis, com drogas vasoativas ou em estado de choque, para os quais é indispensável e fator crítico no sucesso do tratamento. Pela cateterização de uma artéria, faz-se acompanhamento preciso e constante da PA, que propicia à equipe multidisciplinar prestar uma assistência mais complexa e assertiva. Realizou-se estudo quase-experimental, para avaliar o efeito de uma atividade educativa relacionada à medida direta da PA, sobre conhecimento da equipe de enfermagem nos setores críticos, contou com 37 participantes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de graduandos em enfermagem, cujo conhecimento foi medido por questionário antes e após a intervenção educativa, aplicados em aparelho celular por meio da digital Google Forms®.Os resultados revelaram que houve um aumento do conhecimento dos profissionais sobre a assistência hospitalar prestada ao paciente em uso de PAi, desde a finalidade, indicações clínicas, complicações, manutenção de permeabilidade, até os diagnósticos e intervenções de enfermagem que permeiam essa condição clínica. Este estudo alcançou os seus objetivos de analisar os impactos de uma intervenção educativa acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem e os resultados obtidos demonstraram que a intervenção educativa contribuiu com o maior conhecimento dos participantes, associada à utilização de meios da metodologia ativa e dispositivos tecnológicos que contribuíram para o alcance de conhecimento entre os profissionais.
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