O parque ao meu lado: um instrumento de avaliação de percepção e atitudes de quem vive ao lado de uma unidade de conservação
Résumé
Apresentamos um instrumento de diagnóstico para identificação de atitudes e percepções criado a partir de um estudo de uma comunidade vizinha do Parque Estadual de Aguapeí (PEA/SP). Elaboramos um questionário com perguntas de perfil sociodemográfico e sobre atitudes, conhecimentos e percepções e o submetemos às etapas de validação (parecer de especialistas e validação do público-alvo). Os resultados indicam atitudes positivas dos participantes em relação ao PEA e conhecimento dos objetivos de conservação de uma UC de uso sustentável; mas não detectamos envolvimento ou ciência dos respondentes nos processos de gestão do parque.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista Transições, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.