Política de saúde da trabalhadora e do trabalhador: qualidade de vida do trabalho docente à promoção do desenvolvimento territorial sustentável e saudável

Résumé

Ao longo dos anos, as concepções de trabalho vêm passando por constantes transformações. O trabalho docente constitui-se em, além de ensinar os conteúdos programados, mobilizar e socializar a população por meio da escola e contribuir para o desenvolvimento sustentável deste território de abrangência da comunidade escolar. A qualidade de vida está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica e social, bem como à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, permitindo uma visão ampliada sobre as condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) pode ser aplicada ao contexto específico do trabalho docente, destacando suas contribuições para a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos professores e para o desenvolvimento territorial sustentável e saudável. A metodologia desse estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, descritiva por meio da análise de conteúdo do documento oficial da PNSTT, através do software QDA Miner Lite®. Resultou-se na prevalência das categorias da QVT: saúde dos trabalhadores 48,8% (f=123) e Meio Ambiente 11,9% (f=30). Desta forma, o estudo buscou se aprofundar na investigação da PNSTT direcionadas ao trabalho docente para que se possa pensar, planejar estratégias e ações comunitárias e de políticas públicas, de forma a interagir entre si e se materializar, ao longo do tempo, em resultados que visam atingir o desenvolvimento local, para uma boa QVT docente e a melhora nos respectivos domínios da QV para a promoção da saúde pública/coletiva.

Publié-e
2024-07-04
Comment citer
NogueiraL. P. de C.; BuenoR. E. Política de saúde da trabalhadora e do trabalhador: qualidade de vida do trabalho docente à promoção do desenvolvimento territorial sustentável e saudável. Sciences de la santé et Éducation, v. 5, n. 1, p. 37-49, 4 juill. 2024.