Feedback como ferramenta de aprendizagem na preceptoria em saúde: revisão integrativa

  • Mayara Dailey Freire Mendes Hospital Universitário da UFMA
  • Nívya Carla de Oliveira Pereira Rolim UERJ / HU-UFES
  • Jaqueline de Barros Lemos Hospital Universitário da UFMA
  • Juciene Monteiro Pereira e Silva Hospital Universitário da UFMA

Abstract

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, englobando produções científicas que abordam o uso do feedback como ferramenta de aprendizagem na preceptoria. Foi realizado levantamento bibliográfico na base de dados Pubmed/Medline, utilizando-se os descritores: "Preceptorship", "Feedback" e "Learning". Foram incluídos textos científicos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. O objetivo da pesquisa foi realizar revisão integrativa da literatura sobre a importância do feedback como ferramenta de aprendizagem a ser utilizada na preceptoria em saúde. Os resultados apontaram para a seleção de 06 artigos internacionais. Conclui-se que o feedback se constitui uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem, como uma estratégia de mediação e motivação, porém são necessários estudos qualitativos e quantitativos que investiguem o feedback no ambiente de ensino-aprendizagem para sua melhor implementação na preceptoria na área da saúde.

Published
2024-07-05
How to Cite
MENDES, M. D. F.; ROLIM, N. C. DE O. P.; LEMOS, J. DE B.; PEREIRA E SILVA, J. M. Feedback como ferramenta de aprendizagem na preceptoria em saúde: revisão integrativa. Health Sciences & Education, v. 5, n. 1, p. 186-199, 5 Jul. 2024.