Percepção dos enfermeiros sobre preceptoria no processo de formação multiprofissional em saúde: revisão integrativa
Abstract
Objetivo: Avaliar a percepção dos enfermeiros sobre preceptoria como processo de formação em saúde multiprofissional. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de 21 a 22 de outubro. Realizou-se uma busca de alta sensibilidade nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine and the National Institutes of Health (PUBMED), cruzando operadores booleanos AND e OR. Forma incluídos estudos primários e excluídos teses e dissertações. Houve delimitação de 5 anos e idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A busca resultou em um total de 238 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 21 artigos que trazem os principais resultados, destacando a percepção dos enfermeiros sobre a preceptoria como processo de formação para área da saúde. Considerações finais: Aponta subsídios para melhoria na prática clínica, além de identificar inúmeros desafios ao desempenhar o papel de preceptor, corroborando com a importância da integração ensino serviço para o fortalecimento da formação em saúde.
Palavras-chaves: Enfermagem, Preceptoria, Formação profissional em Saúde, ensino.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.