Percepção dos enfermeiros sobre preceptoria no processo de formação multiprofissional em saúde: revisão integrativa
Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos enfermeiros sobre preceptoria como processo de formação em saúde multiprofissional. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de 21 a 22 de outubro. Realizou-se uma busca de alta sensibilidade nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine and the National Institutes of Health (PUBMED), cruzando operadores booleanos AND e OR. Forma incluídos estudos primários e excluídos teses e dissertações. Houve delimitação de 5 anos e idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A busca resultou em um total de 238 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 21 artigos que trazem os principais resultados, destacando a percepção dos enfermeiros sobre a preceptoria como processo de formação para área da saúde. Considerações finais: Aponta subsídios para melhoria na prática clínica, além de identificar inúmeros desafios ao desempenhar o papel de preceptor, corroborando com a importância da integração ensino serviço para o fortalecimento da formação em saúde.
Palavras-chaves: Enfermagem, Preceptoria, Formação profissional em Saúde, ensino.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.