Extensão curricularizada na prática: desafios, dificuldades e possibilidades

  • Cristina Buischi Petersen Centro Universitário Barão de Mauá
  • Andréa Cristina Tomazelli Centro Universitário Barão de Mauá
  • Patrícia Rodrigues Miziara Papa Centro Universitário Barão de Mauá
  • Valéria Tomás de Aquino Paracchini Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Extensão universitária, Curricularização, Formação acadêmica

Resumo

A extensão universitária como prática nas instituições de ensino superior já é uma realidade há tempos. Tornou-se obrigatória para todos os cursos de graduação a partir da publicação da resolução nº 7 de 2018, devendo compor 10% da carga horária de todos os cursos a partir de 2021. A extensão universitária é uma prática acadêmica que se caracteriza pela interação da IES com a sociedade, visando promover a troca de conhecimentos e experiências entre a IES e a comunidade. Mas será que na prática a extensão tem atingido seus objetivos nas IES? Como estão sendo desenvolvidos os projetos nas disciplinas extensionistas desde a obrigatoriedade de sua curricularização? Buscando responder a tais perguntas, o objetivo deste estudo é analisar documentos referentes à extensão curricularizada de um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, buscando evidências que demonstrem a efetividade da extensão como processo de formação alinhada aos seus objetivos como proposto nos requisitos teóricos e legais. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico e pesquisa documental em 29 disciplinas extensionistas ministradas no primeiro semestre de 2023. Os resultados demonstraram que há uma busca por atender os pressupostos da extensão, principalmente no que se refere ao papel da extensão na formação profissional. Entretanto, há dificuldades em estabelecer objetivos claros para a comunidade e em avaliar os impactos da extensão. Tal dificuldade pode ser decorrente da inexperiência e do pouco tempo com disciplinas extensionistas, visto que o docente está habituado a pensar nos objetivos educacionais para os discentes e não para a comunidade. Uma possibilidade para a mudança nesse aspecto seria intensificar as capacitações em formato dialógico, permitindo ao docente trazer suas dificuldades e compartilhá-las com os demais buscando soluções coletivas. Contudo, ressalta-se a importância que a extensão assume na formação profissional, colocando os graduandos em contato com a realidade da comunidade e buscando meios para solucionar problemas reais, de acordo com o perfil de formação de cada área. Além disso, aproxima a IES da comunidade contribuindo para o exercício da cidadania e também para a inserção dos futuros profissionais no mundo do trabalho. Importante destacar que as IES proponham instrumentos de avaliação das ações e indicadores de resolutividade para mensurar os impactos na comunidade. Tais instrumentos são fundamentais para que docentes e discentes possam planejar suas ações de forma mais assertiva, buscando de fato a melhoria da qualidade de vida da comunidade foco da extensão.

Publicado
2023-11-30
Como Citar
PetersenC. B.; TomazelliA. C.; PapaP. R. M.; ParacchiniV. T. de A. Extensão curricularizada na prática: desafios, dificuldades e possibilidades. Transições, v. 4, n. 2, p. 58-86, 30 nov. 2023.
Seção
Artigos