Educação em Saúde e Rede de Atenção Psicossocial: Percepções de profissionais sobre RAPS e cuidado de saúde mental na Atenção Básica
Resumo
A Educação Popular em Saúde consolida-se como ferramenta essencial no SUS, valorizando o diálogo e as trocas de saberes entre usuários e profissionais. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a rede de atenção psicossocial (RAPS) a partir das percepções de profissionais da atenção básica. A metodologia foi exploratória e explicativa de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados em três encontros semanais no formato de roda de conversa. A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo, e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Sorocaba. Identificou-se que a percepção sobre o cuidado em saúde mental na UBS centra-se nos atendimentos da equipe multiprofissional e nas consultas psiquiátricas, bem como os participantes demonstraram desconhecimento sobre os serviços da RAPS e seu funcionamento no município. Ao final, uma cartilha entregue aos profissionais foi considerada um recurso relevante para esclarecer dúvidas e complementar as discussões realizadas.
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