Educação em Saúde Única utilizando pesquisa-ação numa comunidade do Estado de São Paulo, Brasil.
Resumo
Relatamos uma intervenção educativa em Saúde Única, voltada à apropriação de conhecimentos técnico-científicos, mobilização e transformação da realidade de pessoas de uma comunidade no município de São Bernardo do Campo (São Paulo, Brasil). Nesse sentido, foi conduzida inicialmente uma observação naquela localidade de situações de: moradias insalubres, carência de saneamento básico e coleta de lixo doméstico, qualidade e abastecimento de água, abandono animal, animais sinantrópicos, cães e gatos com parasitoses. Considerando tal cenário, através de uma abordagem em pesquisa-ação, foram planejados e realizados 6 ciclos educativos, envolvendo diferentes estratégias pedagógicas, valorizando-se a participação ativa e diálogo entre os participantes. A avaliação foi feita pela análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas; elaboração de um discurso do sujeito coletivo e das interações ao longo das atividades educativas desenvolvidas. A análise global desta atividade demonstrou apropriação de conhecimentos dos participantes, captando percepções, valores e simbolizações, sendo estratégia útil para emprego em educação em ambientes não-formais para a educação em saúde, ao mesmo tempo que possibilita ao pesquisador ver os efeitos práticos de sua pesquisa e refletir continuamente o desenvolvimento e aprimoramento das ações propostas. Portanto, esperamos que profissionais atuantes possam se valer da experiência e metodologia aqui apresentadas, adaptando-as de acordo com as suas realidades, permitindo uma aproximação transdisciplinar da pesquisa junto à comunidade, respeitando os seus anseios coletivos, particularidades e cultura local.
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