Laços que curam: relato de experiência sobre a criação de vínculo entre paciente e estudantes de Medicina em uma abordagem preventiva

  • Maria Luiza Pozza Lima Centro Universitário Barão de Mauá
  • Fernanda Freire Centro Universitário Barão de Mauá
  • Julia Luisa Campos Caixeta Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mila Mucci Centro Universitário Barão de Mauá
  • Marcelo Motta Dutra Centro Universitário Barão de Mauá

Resumo

As relações assimétricas entre pacientes e médicos têm sido um aspecto comum na prática médica ao longo dos anos. Essa assimetria refere-se à discrepância de poder e conhecimento entre o profissional de saúde e o indivíduo que busca cuidados médicos (CAMINHA et al., 2020). No entanto, reconhecer a importância da relação de cuidado é fundamental para superar essa assimetria e promover um atendimento mais humano e eficaz, uma vez que tais relações funcionam como dispositivos eficazes para o tratamento e promoção de saúde, sendo imprescindíveis para o desenvolvimento de práticas integrais e na construção de uma prática médica mais humanizada (COELHO; JORGE, 2007).

Publicado
2023-11-13
Como Citar
LimaM. L. P.; FreireF.; CaixetaJ. L. C.; MucciM.; DutraM. M. Laços que curam: relato de experiência sobre a criação de vínculo entre paciente e estudantes de Medicina em uma abordagem preventiva. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 3, p. 216-219, 13 nov. 2023.