Arte na formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa

  • Samantha Moreira Felonta Universidade Federal do espírito Santo
  • Rosana Alves Faculdade Pequeno Príncipe
  • Welington Serra Lazarini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roseane Vargas Rohr Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Arte. Ensino. Formação profissional em saúde. Humanização da assistência.

Resumo

No Brasil, no final dos anos 1970, o fortalecimento dos movimentos democráticos e reforma sanitária levaram à criação SUS, sendo necessário uma reforma nos currículos nacionais para os cursos da área da saúde, de forma que o currículo fragmentado, com ênfase conteudista e passivo dos estudantes desdobrassem em metodologias ativas, dialógicas, críticas e reflexivas. A arte é um importante recurso pedagógico para a formação dos profissionais de saúde, pois possibilita a construção de um olhar empático, crítico e sensibilizado. Este artigo tem por objetivo descrever estudos que apresentam estratégias educativas na graduação e pós-graduação em saúde utilizando a arte. Realizou-se revisão integrativa, nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS, entre 2016 e 2021. Foram identificadas 125 publicações a partir da estratégia de busca, após adoção dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 19 trabalhos. Nos artigos analizados foram utilizados estratégias artísticas como literatura, música, teatro, filme, poesia, pintura, escrita sensível e a criação de bonecos. Assim, por meio de diversas abordagens artísticas foi observado o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, pessoais e profissionais. A arte possibilita estimular a criatividade, envolver os alunos, despertar o interesse, tornar o aprendizado pessoal, conectar teoria à prática, criar significado situando conceitos em uma história, fomenta a interação e torna uma aprendizagem difícil mais acessível para os alunos. Entretanto, estudos quantitativos ainda são incipientes para mostrar estatisticamente a potência da arte no ensino, sendo necessário estudos mais robustos.

Biografia do Autor

Samantha Moreira Felonta, Universidade Federal do espírito Santo

Artigo resultante do Trabalho de Conclusão do curso de Enfermagem. Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Espírito Santo.

Rosana Alves, Faculdade Pequeno Príncipe

Pós-doutora em Ensino em Saúde. Médica e Professora na Faculdade Pequeno Príncipe. 

Welington Serra Lazarini, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem na Universidade Federal do Espírito Santo.

Roseane Vargas Rohr, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem na Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado
2023-01-10
Como Citar
Moreira FelontaS.; AlvesR.; Serra LazariniW.; Vargas RohrR. Arte na formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 2, 10 jan. 2023.